Blog
Tratamento superficial e seu impacto no dimensional da rosca do parafuso
Dentre as características de um parafuso, em geral, a rosca é a que tem a tolerância mais restrita. Por exemplo, um parafuso M10x1,5-6g, o qual é largamente utilizado no mercado, possui uma tolerância de 0,132 mm (8,862 a 8,994 mm) para o diâmetro de flancos da rosca, que é necessária para garantir a montabilidade em uma porca ou contra-peça, sem risco de folga ou interferência no engajamento das roscas do conjunto.
Ocorre que, na maioria das vezes, o parafuso necessita de uma proteção superficial para atender os requisitos técnicos, como por exemplo, de resistência à ambientes corrosivos. Para atender a este e a outros requisitos, se faz necessária a aplicação de uma cobertura protetiva nas peças, o que, inevitavelmente, acaba impactando nas dimensões mais restritas do parafuso, como é o caso da rosca.
Além disso, tendo em vista as peculiaridades da rosca, que em geral possui filetes com flancos em 60°, o impacto do tratamento superficial sobre a rosca acaba sendo potencializado. Por exemplo, se aplicarmos uma espessura de camada de tratamento superficial (THICKNESS OF PLATE) de X µm, o impacto na linha dos flancos (PITCH LINE) será de 2X µm, conforme pode ser visto na figura abaixo. Ou seja, uma camada de 8 µm representaria um acréscimo de 16 µm na linha dos flancos e, por sua vez, um acréscimo de 32 µm (0,032 mm) no diâmetro dos flancos da rosca.
Entretanto, mesmo com a aplicação do protetivo, as condições de montabilidade devem ser garantidas e para isso existem especificações normalizadas, que consideram o tratamento superficial aplicado no parafuso. Em geral, a especificação da rosca após a aplicação do tratamento superficial é Classe 6h, que, no caso de uma rosca M10x1,5, representa um diâmetro de flancos de rosca 0,032 mm (32 µm) maior que a Classe 6g, para permitir a acomodação da camada depositada. Além disso, critérios considerando testes funcionais também podem ser utilizados para aprovação do lote, como por exemplo, o uso de uma Porca Classe 6H ou de uma Contra-Peça. Uma vez que é possível montar os 3 primeiros filetes de rosca, a condição de uso já é atendida, pois, após o apontamento manual do parafuso na linha, é previsto o uso de ferramentas de aperto para concluir o processo de montagem.