Blog
O que são classes e graus de resistência?
Certamente você já deve ter ouvido alguém falar em classe ou grau de resistência de parafusos. Mas você sabe o que isso significa?
A classe ou grau de resistência tem a ver com as propriedades mecânicas do parafuso e é indicada através de números ou marcas em sua cabeça. Para parafusos com rosca métrica se utiliza o termo “classe” enquanto para parafusos com rosca polegada o termo correto é “grau”.
Indicação da classe de resistência na cabeça de um parafuso
A simbologia para identificação da classe de resistência consiste de dois números, separados por um ponto: 5.8, 8.8, 10.9, etc. O número à esquerda do ponto, multiplicado por 100 nos dá o valor da resistência à tração. Já o número à direita do ponto, multiplicado pelo valor da resistência a tração (obtido no cálculo anterior), nos dá o limite de escoamento. Veja o exemplo abaixo:
Ou seja, para um parafuso 12.9, o valor nominal de resistência a tração é de 1.200 Mpa e seu limite de escoamento nominal é de 1.080 Mpa.
No caso de parafusos polegada, a indicação do grau é realizada através de marcas ou em alguns casos, a ausência delas. Os graus de resistência dos parafusos polegada são equivalentes às classes de resistência dos parafusos métricos, como segue:
Quanto maior for a classe / grau de resistência do parafuso, maior será a sua capacidade de gerar força porém menor será sua ductibilidade (propriedade do material de sofrer deformação permanente sem romper, sendo que, quanto menos dúctil for o parafuso, menor será sua capacidade de alongamento sem se romper).
Na prática, a aplicabilidade de cada uma das classes / graus de resistência é baseada na exigência mecânica da junta onde os parafusos serão aparafusados. Se a junta roscada não tiver grandes exigências mecânicas pode-se utilizar uma classe / grau de resistência mais baixa mas se houver uma exigência mecânica muito elevada, procura-se utilizar parafusos com classe / grau de resistência maior. A escolha correta do fixador e de sua classe / grau é de fundamental importância para o bom funcionamento do conjunto aparafusado.