Blog
Matéria Prima
O processo de fabricação de parafusos inicia-se na escolha da matéria prima a ser utilizada. Existem diversos tipos de materiais disponíveis no mercado para a produção de parafusos e fixadores, sendo que, atualmente, o aço carbono é a matéria-prima utilizada em maior quantidade. Entretanto, também é utilizado aço inoxidável, titânio, bronze e plástico, entre outros materiais, conforme a característica funcional que a peça deva possuir.
A Hassmann produz unicamente parafusos conformados em aço carbono, porém, dentro dos aços carbono existem inúmeros tipos de materiais, variando desde aços baixo carbono até aços ligados. A escolha do aço a ser utilizado deve ser feita com base nas propriedades mecânicas que se deseja obter.
Os principais tipos de materiais utilizados para a produção de parafusos são:
→ Para Classes 5.6, 5.8 e grau 2: 1006 e 1015 (Aço Baixo Carbono)
→ Para Classes 8.8 e grau 5: 10B22 e 10B30 (Aço Baixo Carbono e Baixa Liga).
→ Para Classes 10.9, 12.9 e grau 8: 5140 e 4140 (Aço Médio Carbono e Média Liga).
No mundo existem milhares de usinas fabricantes de aço, sendo que, a China lidera o ranking como País de maior volume de fabricação de aço do mundo. Já no Brasil, encontram-se um número bem menor de usinas, sendo que, o maior volume de aço fabricado concentra-se em duas: Arcelor Mittal e Gerdau, das quais a Hassmann adquire 100% de seus arames e barras com programações de entrega mensais.
Ainda, vale lembrar que a Hassmann possui hoje um dos maiores estoque de arame e barras redondas do Brasil, contando com aproximadamente 7.000 toneladas de matéria prima (aproximadamente 5 meses de produção), o que anula totalmente riscos de parada de linha do cliente por falta de material.