Blog
Gestão eficaz de estoque.
Planejamento é fundamental para garantir bons resultados, tanto para os clientes quanto para a empresa.
Para a Hassmann, trabalhar com estoque sempre fez parte dos processos da empresa. E, desde 2001, esse movimento se intensificou por conta da implantação do EDI –Eletronic Data Interchange.
EDI é uma tecnologia utilizada por empresas para comunicação de documentos de negócios em formato padrão, automatizando as transações e permitindo que a fabricante tenha noção das necessidades dos clientes a longo prazo.
Como muitos clientes já utilizavam esse sistema, bastou a Hassmann implantá-lo para que o estoque fosse criado, otimizando o setup e aprimorando a produtividade.
“Além disso, os clientes multinacionais normalmente possuem necessidades imediatas ou com pouco prazo, assim, garantimos o atendimento” – destaca Marciani Andrade, da área Comercial da Hassmann.
A iniciativa deu certo e, atualmente, a Hassmann gerencia o estoque de cliente com compras periódicas e que programam seus insumos para até um ano.
Estoque de peças e clientes
O estoque de peças é gerenciado inteiramente pela Hassmann e os clientes não possuem acesso a esse controle. Afinal, uma mesma peça produzida pela fábrica pode atender a diversos clientes.
Para controle do estoque e da necessidade do cliente, o EDI atualiza semanalmente a programação de entrega, assim como o cliente atualiza suas demandas e previsões.
Essas informações atualizadas permitem ao PCP – Controle de Produção e Estoque, organizar a agenda de produção da fábrica, bem como das demais etapas que impactam nesse resultado.
“Nos casos de produtividade e volume mais baixos, produzimos estoque para seis meses, enquanto para outras peças precisamos produzir mensalmente” – salienta Marciani.