Blog
Fixadores e suas características – Parte 1
A maioria dos produtos da indústria manufatureira é dotado de algum fixador para a união e aperto dos seus componentes. Às vezes escolhemos um fixador errado por não sabermos seu nome correto, ou então, por desconhecer que estes componentes possuem características importantes e que devem ser levadas em consideração na hora da escolha.
Além dos parafusos, existem inúmeros tipos de fixadores, como as arruelas, as porcas, os rebites, os prisioneiros e várias peças especiais utilizadas em diversas aplicações da indústria, com o mesmo propósito: da união não permanente de peças, ou seja, peças que podem ser facilmente montadas e desmontadas, bastando apenas, apertar ou desapertar o fixador que as mantêm unidas.
Dentro da categoria dos fixadores, os parafusos são os mais conhecidos e utilizados, desde a armação dos seus óculos até o motor do seu carro. Tão diversos quanto suas aplicações são os tipos de parafusos. Em meio a tantos nomes, opções de materiais, tamanhos e formatos, é comum ficar confuso sobre qual deles é a melhor escolha.