Blog
Batidas na rosca
Batidas de roscas são amassamentos que podem causar interferência ou até mesmo o travamento do parafuso na contra peça. Para algumas aplicações essa interferência trás prejuízos, porém estas batidas são provenientes da fabricação e das movimentações que existem entre os processos. Esses amassamentos surgem do choque entre os parafusos e são mais significativos em peças de bitola grande e com rosca fina (mais sensível a impactos). Neste caso o próprio pesa das peças acaba implicando em batidas mais fortes e consequentemente em amassamentos mais expressivos.
Podemos dizer que estas batidas são inerentes ao processo de fabricação, visto que são observadas, em maior ou menor grau, em qualquer fabricante de parafuso.
A Hassmann toma diversos cuidados em seu processo para mitigar o problema, através do uso de placas de polipropileno em locais estratégicos, as quais tem por finalidade amortecer os impactos causados pelos choques que as roscas externas sofrem durante as movimentações no processo produtivo.
Em função dos cuidados, os problemas de batidas relacionados a montagem são raros, porém existem algumas aplicações mais críticas que envolvem uma condição de fornecimento mais rígida, que incluem a ausência de batidas. Entretanto, dependendo da função pretendida ou da utilização do parafuso, nem sempre é necessário ou economicamente viável a implementação desta condição mais restrita.
Figura 1. Imagem de rosca danificada (batidas / amassamentos)
Um parafuso em condições normais deve garantir o engajamento dos três primeiros filetes de forma manual, antes de aplicar o aperto com o equipamento de aparafusamento.
O QUE É RELAMINAÇÃO? COMO É REALIZADO ESTE PROCESSO?
A relaminação é a última etapa do processo que visa a correção de irregularidades / deformações expressivas nos filetes de roscas externas, para evitar interferências durante a montagem de um conjunto (por exemplo: parafuso e porca).
Este processo consiste em uma nova laminação da rosca, ou seja, é a reconformação dos filetes por compressão do metal. Uma das formas de relaminar é através da passagem manual de peças entre dois cilindros (rolo laminador com perfil de rosca) com eixos paralelos que giram em torno de si, reperfilando a rosca.
Figura 2. Ilustração rolo laminador com perfil de rosca
QUANDO DEVE SER APLICADO O PROCESSO DE RELAMIÇÃO?
Para parafusos de bitolas grandes, com rosca fina e que possuem um peso com potencial para danificar a rosca externa, existe o risco de choques significativos nas etapas de fabricação, neste caso a Hassmann pode relaminar as peças, mediante uma solicitação do cliente, como forma de mitigar batidas na rosca.
Em aplicações críticas ou especiais, por exemplo, onde a montagem é realizada a mão, sendo que o parafuso deve rosquear livremente, ou seja, sem interferências ao longo de toda a área roscada, é sugerido que se adicione o processo de relaminação da rosca.
MEDIDAS ADICIONAIS
Para peças que exigem um grau menor de defeitos (deformações por batidas), podem ser utilizadas como medida adicional a tela de proteção, que ajuda a garantir a integridade do produto durante o transporte e manuseio.
Figura 3. Imagem de redes para proteção de rosca e corpos