Blog
Acionamento de parafusos: tipos e funções
Você sabe quais são os tipos mais comuns de acionamentos dos parafusos fabricados pela Hassmann?
A Hassmann fabrica inúmeros modelos de parafusos, podendo se tratar de peças especiais ou normalizadas, contudo, de forma geral, o acionamento segue padrões normalizados. A fim de possibilitar a utilização da peça, o parafuso possui um design específico em sua cabeça. Dentro deste contexto, alguns tipos de acionamentos e suas características serão apresentadas abaixo.
CHAVE INTERNA
As unidades internas são caracterizadas por uma ferramenta macho para realizar o aperto na aplicação e um fixador com chave fêmea. As chaves internas mais comuns fabricadas pela Hassmann são:
1) Fenda;
2) Fenda cruzada;
3) Sextavada;
4) Hexalobular;
5) Dodecagonal.
Fenda: A chave fenda é um dos encaixes mais simples, produzido através de um corte horizontal na cabeça do parafuso. A principal vantagem desse modelo é a simplicidade de fabricação e a utilização de uma chave fenda simples para realizar o aperto da peça. No entanto, a limitação está na baixa resistência ao torque, podendo gerar deslizamento da chave durante o aperto e com isso, gerar danos no parafuso e na contra peça. Além disso, não é adequada para aplicações utilizando ferramentas elétricas.
Fenda Cruzada: Se trata da evolução da chave fenda em função da sua geometria, tornando-se mais resistente ao torque, devido ao cruzamento perpendicular de duas fendas, o que evita o escorregamento da chave durante o aperto.
Sextavada: Chave com formato hexagonal, facilmente encontrada em aplicações mecânicas. Possui uma ampla variedade de tamanhos, o que torna a aplicação bastante versátil. Possibilita realizar o aperto do parafuso em locais com espaço de acesso reduzido.
Hexalobular: Conhecida também como chave Six Lobe, esse modelo possui um padrão em forma de estrela de seis pontas. Foi desenvolvida nessa configuração a fim de oferecer maior resistência ao deslizamento da ferramenta e, dessa forma, reduzir possíveis danos ao parafuso e a ferramenta utilizada para o aperto. Além disso, outra vantagem é o pequeno espaço necessário para a operação de aperto.
Dodecagonal: A chave dodecagonal possui o dobro de pontos de apoio comparado com a chave hexagonal e essa característica proporciona maior capacidade de torque.
CHAVE EXTERNA
As unidades externas são caracterizadas por uma ferramenta fêmea para realizar o aperto na aplicação e um fixador com chave macho. As unidades externas mais comuns fabricadas pela Hassmann são, sextavado, hexalobular e dodecagonal. Uma vantagem que todas as unidades externas possuem comparado com as unidades internas é a ausência de uma cavidade, a qual pode reter líquidos e proporcionar maiores riscos relacionados a corrosão da peça.
Sextavado: Uma das vantagens desse modelo é o grande número de ferramentas de aperto, podendo, por exemplo, ser aplicado com chave de boca ou chave inglesa. Além disso, outra vantagem é a boa aderência e transmissão de torque, proporcionando segurança e eficiência na aplicação.
Hexalobular: Esse modelo possui a vantagem de baixo desgaste da ferramenta de aparafusamento e necessidade de pequeno espaço para a operação de aperto.
Dodecagonal: A chave dodecagonal consiste em dois formatos hexagonais sobrepostos, sendo um deles girado em 30°. A vantagem dessa configuração é a possibilidade de maior torque em comparação com o parafuso sextavado.
O acionamento mais adequado deve ser definido considerando-se as condições de cada projeto, como: ferramenta de aperto que será utilizada, torque de aplicação, espaço disponível para a operação de aparafusamento, local da montagem etc. Além disso, a ferramenta de aperto deve estar com a dimensão adequada e ser trocada sempre que perceber-se um desgaste a fim de garantir o melhor desempenho e durabilidade das peças envolvidas.