Blog
A importância do chanfro
O desenvolvimento dos processos de aparafusamento acarretou um aumento do número de características a serem monitoradas em fixadores e cada vez mais novas cotas de controle estão sendo inseridas em parafusos especiais. Entretanto, por vezes algumas cotas essenciais são esquecidas em novos projetos como, por exemplo, o chanfro de entrada da rosca.
Normas internacionais indicam como padrão que o chanfro deve possuir um comprimento máximo de dois passos de rosca, ou seja, em um parafuso M12 x 1,75, o chanfro deve ter um comprimento máximo de 3,50 mm. Contudo, o restante do dimensional não é explícito, sendo apenas referenciado conforme a norma ISO 4753, a qual possui diversos tipos de chanfro, conforme figura abaixo.
É muito importante que o projetista do parafuso tenha conhecimento quanto a aplicação e do processo de montagem para definir corretamente o tipo de chanfro que a peça deve possuir.
A principal função do chanfro é facilitar o apontamento inicial do parafuso na contra peça, sendo que isso é garantido de duas formas, sendo uma direta e outra indireta.
Diretamente, essa função é garantida pelo próprio dimensional da cota (comprimento, ângulo, diâmetro etc.). Indiretamente isso se dá através da absorção de batidas que podem ocorrer durante o processo, pois caso o parafuso não possua chanfro e ocorra uma batida, esta irá danificar os primeiros filetes de rosca e muito provavelmente impossibilitar a montagem.
Desta forma, o chanfro é essencial para uma montagem fácil e rápida dos fixadores, seja em linhas totalmente automáticas onde é extremamente importante que as peças se encaixem com precisão ou em linhas manuais onde o apontamento inicial é feito pelo operador.